local

Toni Platão, comédia premiada e Shakespeare nos Teatros Firjan Sesi

A programação de maio dos teatros Firjan Sesi Campos, Macaé e Itaperuna inclui desde show de Toni Platão cantando Herbert Vianna, uma peça de comédia premiada nacional e até uma adaptação de Shakespeare para crianças. Confira a programação abaixo. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou no site da Sympla.

Quintas Acústicas – Forjado na linguagem do forró pé-de-serra, o Lamparão é um quinteto de Campos que, desde 2004, balança o povo nos bailes de arrasta-pé. A zabumba do fundador Thiago Braz impõe ritmo aos dançantes mais efusivos e exigentes. O fole quente de Eric Ventura encontra o cavaco afiado de Igor Alves, que junto com as graves ritmados do baixo de Luis Felipe Coelho, dão o tom para a voz inconfundível do triangulista Michel Gerard.

Teatro – Com direção de Stella Maria Rodrigues e texto e atuação de Bia de Queiroz, a peça de teve quatro indicações no Prêmio Prio do Humor: Melhor texto, melhor direção, melhor espetáculo e melhor performance. A peça começa num teste para uma série, no qual o diretor pede à jovem atriz Elena que conte algo sobre sua vida. Ela começa então a relatar seus mais retumbantes fracassos dos 19 aos 25 anos. E expõe corajosamente suas aventuras e desventuras nessa fase “quase adulta” para se estabelecer num mundo que ainda não entende bem. O espetáculo aborda questões relevantes na sociedade atual, como ansiedade, o medo de não dar certo, a vontade de atingir a independência financeira, o imediatismo, a comparação excessiva devido às redes sociais, entre outros temas.

Toni Platão – Pela primeira vez, Toni Platão decidiu colocar toda a sua potência vocal a serviço da obra de um único compositor contemporâneo, o cantor e guitarrista dos Paralamas do Sucesso, criado um ano antes de sua banda Hojerizah. O repertório traz músicas que toda uma geração sabe de cor: “Óculos”, “Será que vai chover”, “Meu erro”, “Lanterna dos Afogados” e “Nada por mim” são algumas delas. O nome do show faz alusão a um livro fundamental de Clarice Lispector, “A Paixão Segundo G.H.”, de 1964.

Riobaldo – Personagem central do romance “Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa”, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu em ‘homem de bem’.

Para Crianças – A renomada companhia carioca “Os Trágicos” convida o público infanto-juvenil para uma jornada mágica inspirada na última obra de William Shakespeare, “A Tempestade”. Nela, o poderoso mago Próspero, exilado em uma ilha misteriosa com sua filha Miranda, enfrenta um turbilhão de aventuras quando náufragos de um navio arrastado por uma tempestade mágica chegam à ilha. Entre eles, o maligno tio Antônio e um encontro inesperado que promete mudar o destino de Miranda. O espetáculo visa a formar plateias jovens, transformando a experiência teatral em um prazer que une educação, crescimento emocional, e a riqueza da brasilidade presente na literatura de cordel, adaptando o enredo engenhoso de Shakespeare para crianças e famílias.