cinema HQs

A polêmica da Surfista Prateada no novo filme do Quarteto Fantástico

A notícia de que o Surfista Prateado vai ser uma mulher no novo filme do Quarteto Fantástico caiu como uma bomba no universo nerd. A personagem Shalla-Bal, namorada do Surfista Prateado nos quadrinhos, fará parte do longa-metragem e será interpretada pela atriz Julia Garner, estrela da série Ozark, da Netflix.

O problema é que o anuncio inicial deu conta de que Shala-Bal não será apenas a namorada do Surfista Prateado, ela será a própria Surfista, arauto de Galactus.

Shalla-Bal surgiu pela primeira vez na HQ Silver Surfer #1, lançada em maio de 1968. A moça pertence à raça alienígena Zenn-Lavian. Nos quadrinhos Shalla-Bal é conhecida como a Imperatriz Imortal de Zenn-La e o grande amor de Norrin Radd, que viria a e tornar o Surfista Prateado.

A primeira separação do casal aconteceu após Norrin Radd se tornar o Surfista Prateado, quando o herói se transformou no arauto de Galactus, um dos vilões mais poderosos da Marvel. Em troca, Galactus poupou o seu planeta, e também Shalla-Bal.

Shalla-Bal assumiu o posto do Surfista Prateado, por pouquíssimo tempo nos quadrinhos. O que pode ter feito cm que os produtores do novo longa do Quarteto experimentassem a moça no papel do arauto de Galactus.

Nem a Marvel, nem a atriz Julia Garner, ou o diretor do longa Matt Shakman se pronunciaram sobre a mudança de gênero da personagem.